Governo do Distrito Federal
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13/07/20 às 10h49 - Atualizado em 13/07/20 às 10h51

Começam nesta segunda-feira as obras do desvio de trânsito na ESPM

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As obras de construção do desvio de trânsito na altura do quartel do Corpo de Bombeiros na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) começaram na manhã desta segunda-feira. O desvio se faz necessário em função da interdição da via nos seguintes pontos: no acesso ao Eixo W, para aqueles motoristas que trafegam em direção ao centro do Plano Piloto; e no acesso ao Eixão, para os motoristas que trafegam sentido Aeroporto.

 

Durante as obras, previstas para durar 15 dias, o trânsito não sofrerá qualquer impacto. “Somente após a conclusão do desvio é que vamos interditar a via. Essa alteração no trânsito perdurará durante toda a obra de construção dos viadutos”, explica Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras.

 

 

ENTENDA A OBRA

 

A Estrada Setor Policial Militar (ESPM) começa a ser revitalizada para compor o chamado Corredor Eixo Oeste. A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, terá início pelo trecho localizado entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar até o Terminal da Asa Sul (TAS). Serão realizados serviços de drenagem, pavimentação, além da construção de dois viadutos, no valor de R$7.667.020,57. A previsão é de que as obras sejam concluídas em um ano.

 

“O pavimento para circulação dos ônibus será todo em pavimento rígido (concreto), com maior durabilidade. Além disso, os novos viadutos irão desafogar o trânsito na região, minimizando os engarrafamentos e os transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas que trafegam pela região, especialmente nos horários de pico”, explica o secretário de obras do GDF, Luciano Carvalho.

 

Os serviços da primeira etapa serão iniciados com a construção dos dois viadutos. Um dos viadutos, no projeto identificado como Viaduto 62, será construído na alça de acesso da ESPM ao Eixo W, conhecido como “eixinho de cima”. Ele terá 8 metros de altura, 33 metros de comprimento e 19 metros de largura.

 

Já o viaduto 63, localizado na alça de acesso ao ERL, sentido L4, terá 29 metros de comprimento, 15 metros de largura e altura aproximada de 8 metros. “Além disso, serão cerca de 2 km de pavimentação e 850 metros de drenagem”, esclarece o secretário.

 

CORREDOR EIXO OESTE

 

Com 38,7 quilômetros de extensão, prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a EPIG e a Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva ao Terminal da Asa Sul.

 

O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. As obras serão feitas por trechos uma vez que seria inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito. Além da revitalização da Avenida Hélio Prates, o corredor contempla diversas outras obras, tais como a construção de viadutos e do túnel de Taguatinga.