Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/18 às 17h05 - Atualizado em 14/11/18 às 16h17

Condomínio Porto Rico

COMPARTILHAR

As obras de infraestrutura – que incluem a execução de 15 km de drenagem, 19,5 km de pavimentação asfáltica, 45 mil m² de calçadas e 38 mil m² de meios-fios – no Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, seguem avançando. Cerca de 20 mil moradores da região serão beneficiados com a urbanização do local. Até o momento, foram executados 85% das obras de drenagem e 60% da pavimentação.

 

O Condomínio ocupa uma área de aproximadamente 81 hectares, o equivalente a 75 campos de futebol. A área foi dividida em lotes (1, 2, 3, 4, 5 e 6) para a execução das benfeitorias, que tiveram início em julho de 2016. A previsão de conclusão do conjunto das obras de urbanização de todo o setor é 1º semestre de 2018.

 

Nos lotes 1, 2, 4 e 5 as obras de drenagem estão bastante avançadas. Os percentuais executados até o momento são: 98%, 100%, 80% e 98%, respectivamente.

 

A pavimentação também segue em ritmo acelerado. No lote 1 e 2, 100% da pavimentação foram executados. Já no lote 5, foram executados 10%.

 

A previsão é de que os serviços de urbanização (drenagem e pavimentação) do lote 5 sejam concluídos em abril deste ano. No lote 6 – onde está prevista uma lagoa de contenção – 75% da drenagem foi executada e a estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos até o 1º semestre de 2018.

 

O investimento em urbanização das regiões mais carentes do Distrito Federal é uma prioridade do Governo de Brasília, que tem se empenhado para garantir maior dignidade e qualidade de vida aos moradores do DF. Estão sendo investidos R$ 29,1 milhões nas obras de urbanização – cujos recursos são provenientes de financiamento junto à Caixa Econômica (95%), com contrapartida do GDF (5%) – do Porto Rico. Durante a realização dos serviços, estão sendo gerados aproximadamente 115 empregos diretos e outros 330 indiretos.

 

As obras de drenagem e pavimentação garantem que os serviços urbanos básicos, como: coleta de lixo, transporte público, policiamento, além do tráfego de ambulâncias e do transporte escolar, sejam acessados por toda a população.

 

Essas benfeitorias também impactam diretamente a saúde dos cidadãos, diminuindo problemas respiratórios e alergias – na época da seca – e doenças como: leptospirose e dengue, no período chuvoso.

 

 

 

 

 

 

Mapa Drenagem

 

 

 

Mapa Pavimentação