Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/03/21 às 13h48 - Atualizado em 3/03/21 às 13h48

Obra no Setor de Rádio e TV Sul chega a 40% de execução

COMPARTILHAR

Iniciada em setembro de 2020, a obra de revitalização do Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS) atingiu 40% de execução. Com investimento de R$4,3 milhões e a geração de aproximadamente 300 empregos, a obra no SRTVS contempla a readequação do sistema viário, acessibilidade, paisagismo, drenagem, pavimentação e sinalização vertical e horizontal.

 

No momento, os profissionais da Pentag Engenharia Ltda., empresa responsável pela obra, concentram os serviços no assentamento de placas 40×40; lastro de concreto para receber o piso em placa; instalação de meios fios e cordões em concreto; construção de ramais de drenagem; compactação de solo de estacionamento; instalação de pisos táteis; e construção de golas para plantio de árvores. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre deste ano.

 

O SRTVS vai ganhar mais 20 mil metros quadrados de novas calçadas, 130 bancos e 80 espécies de árvores para garantir sombra a quem transita na região. As calçadas serão largas, com o mínimo de um metro e meio e o máximo de oito metros, seguindo os moldes da revitalização da avenida W3, com piso pré-moldado de 40 centímetros quadrados.

 

Nos três pontos de entrada, serão usados tons de vermelho, cinza e branco para dar caracterização especial e atrativa. Além disso, os pontos de travessia para pedestres terão plataforma elevada – nivelando o asfalto à calçada –, reforçando a prioridade das pessoas em relação aos veículos.

 

Outra novidade do projeto é que o endereço será uma Zona 30, com velocidade máxima permitida aos veículos de 30 km/h, como ocorre no Setor Hospitalar Sul. Desta forma, veículos e bicicletas podem compartilhar as vias de forma mais segura. Bicicletas estas que vão ter vez no SRTVS com a instalação de 36 paraciclos – suportes usados para o estacionamento deste tipo de transporte.

 

“É uma revitalização urbanística. Estamos alargando as calçadas, organizando os estacionamentos, promovendo acessibilidade, fazendo sinalização. Há muitos anos não se via nenhum tipo de intervenção em algumas áreas do Plano Piloto, como o SRTVS, o Setor Comercial Sul e a W3”, lembra Janaína Chagas, secretária executiva de Obras da Secretaria de Obras.