Governo do Distrito Federal
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9/09/19 às 13h59 - Atualizado em 9/09/19 às 14h00

Publicada licitação para construção de viaduto na EPIG

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O edital de licitação para execução das obras do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (09). A expectativa da Secretaria de Obras é que o processo licitatório seja concluído em 120 dias e as obras iniciadas ainda este ano. “Do total de R$ 21,4 milhões estimados como custo da obra, R$ 3,8 milhões são contrapartida do GDF. A negociação para a liberação dos recursos para a execução da obra teve início na gestão Ibaneis ainda no governo de transição”, explicou o secretário de Obras, Izidio Santos Junior.

 

As empresas interessadas em participar da licitação podem acessar o edital completo e anexos no site da Novacap (http://sistemas.novacap.df.gov.br/licitacao/). A licitação vai ocorrer no dia 10 de outubro. Depois de iniciados os trabalhos, o prazo para o término da construção da estrutura é de 12 meses.

 

SOBRE A OBRA – O viaduto será construído na intersecção da EPIG com o Sudoeste e o Parque da Cidade – local por onde passam, em média, 22 mil veículos por dia. “Com o viaduto, semáforos e retornos que interligam as duas vias serão retirados. Vai tirar o gargalo. O engarrafamento dentro do Parque da Cidade vai acabar, e a obra já dará mais fluidez ao trânsito”, pontua o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do GDF, Sergio Lemos.

 

Os trevos na EPIG serão feitos em trincheiras, ou seja, de forma subterrânea. A secretaria ressalta que toda a obra seguirá as normas urbanísticas. Por exemplo, com a distância mínima de 20 metros dos prédios. Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos. Seguirá direto para a Avenida das Jaqueiras, passando embaixo da EPIG. A obra também permitirá sair do Sudoeste, na altura da avenida, e pegar a EPIG sentido Plano Piloto — e vice-versa — sem a necessidade de retorno.

 

CORREDOR – Como o viaduto faz parte de uma série de intervenções do corredor Eixo Oeste, os trabalhos incluirão o alargamento de vias para que, no futuro, haja em toda a EPIG quatro faixas, uma delas exclusiva para BRT. O projeto do corredor Eixo Oeste — com 38,7 quilômetros de extensão — prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a EPIS e a Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. As obras são feitas por trechos uma vez que seria inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito.