Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/20 às 16h19 - Atualizado em 1/06/20 às 16h19

Vicente Pires: obras de construção do tunnel liner da rua 8 seguem em andamento

COMPARTILHAR

 

As obras de construção da rede de drenagem que vai coletar as águas pluviais das ruas 7, 8, 10 e da avenida principal da Vila São José seguem em andamento. O sistema, com extensão de 1.457,5 metros, está sendo construído no método N.A.T.M (New Austrian Tunnelling Method). O investimento aproximado para este serviço é de aproximadamente R$ 16 milhões.

 

O subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras, Ricardo Terenzi, explica que “o atual método de construção, conhecido como tunnel liner, utiliza técnicas não destrutivas justamente para que não seja necessário interditar o tráfego de veículos durante a execução dos serviços”.

 

O engenheiro destaca que, até o momento, já foram executados 749,58 metros. “Uma das principais variantes deste método construtivo é a necessidade de implosão das rochas localizadas no subsolo. Isso interfere na execução diária de trabalho. Por isso, nossa previsão é concluir em seis meses”, explica.

 

De acordo com Luciano Carvalho, Secretário de Obras, quando concluído, o tunnel liner terá o diâmetro interno de 2,20m e vai dar funcionalidade à captação de águas pluviais da rua 07, parte dos condomínios situados nas ruas 8, além da avenida principal da Vila São José e suas respectivas ruas. “Essa rede promete resolver definitivamente o problema de inundações na região do Tarzan”, esclarece.