Governo do Distrito Federal
23/04/12 às 12h40 - Atualizado em 13/10/22 às 15h34

Brasília ganha Torre Digital de presente

torre20digital2021-04Nos 52 anos de Brasília, a cidade ganhou de presente a Torre de TV Digital. O Governo do Distrito Federal entregou as obras civis e, em seguida, o monumento foi aberto para visitação. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a torre está localizada em um dos pontos mais altos do Distrito Federal, na região do Colorado.  Batizada pelo próprio Niemeyer de “Flor do Cerrado”, a torre conta com uma iluminação especial, permitindo que seja vista de vários pontos do DF mesmo à noite.

O mais novo monumento da capital foi construído com o objetivo de garantir a transmissão do sinal digital, beneficiando os brasilienses com imagens de TV em alta definição. Com a entrega das obras civis, as emissoras darão início ao processo de instalação de equipamentos de retransmissão do sinal.

 

Para apreciar a vista que se tem do alto da torre foi construído um mirante situado a 120 metros de altura, de onde até 74 pessoas poderão contemplar uma vista de 360º de Brasília. Duas pétalas completam a torre, que também conta com um espelho d’água em sua base. A primeira cúpula, a 60 metros, está reservada para instalação de uma sala de exposições e um café. Já a segunda cúpula, a 80 metros de altura, abrigará um restaurante.

Também já estão prontos os boxes para as emissoras. Cada um deles com 90 m² distribuídos em sala geral, sala de operações e banheiro, além de um estacionamento com 746 vagas. Três elevadores estão disponíveis, cada um com capacidade para 12 pessoas. A iluminação interna será feita por trinta projetores de plasma e a externa tem 15 postes de quatro pétalas, cada um. O balão de acesso ao local e toda a parte de urbanização estão prontos.

Foram construídas dez lojas para abrigar cafés, lanchonetes e comercialização de souvenirs, O acabamento desses espaços, bem como os destinados a sala de exposições e ao restaurante, será concluído pelas empresas vencedoras da licitação para exploração dos pontos, cujo processo está sendo organizado pela Terracap.

A área total construída é de aproximadamente 8,5 mil m², sendo a altura total de 182 metros. A parte metálica tem 50m e é sobre ela que será instalada a torre de transmissão de 12 metros, que ficará a cargo das emissoras de TV. As visitas serão coordenadas pela Secretaria de Turismo.

NÚMEROS

Mirante – a 120 metros – capacidade para 74 pessoas

Café e restaurante – a 80 metros – capacidade para 59 pessoas

Sala de exposição – a 60 metros –com capacidade para 59 pessoas

Área total construída – 8,5 mil m2

Altura total – 182 metros

Altura da torre metálica: 50 metros

Altura das antenas de transmissão das emissoras: 12 m

Volume total de concreto: 10.352 m3

Peso total de aço: 968.140 kg

Vagas de estacionamento – 746

Valor – R$ 76,2 milhões

Número de trabalhadores empregados – 400

População beneficiada – 2,6 milhões de moradores do DF