Os cerca de 170 funcionários que trabalham nas obras de revitalização do viaduto da Galeria dos Estados, no eixo Rodoviário, tiveram um almoço diferente nesta sexta-feira (05). Durante alguns minutos, os trabalhadores, todos do sexo masculino, tiveram a oportunidade de conversar com o psicólogo social e do trabalho Felipe Burle sobre o tema amor e família. “É uma oportunidade de refletir sobre o comportamento de cada um com a família. É essencial a harmonia familiar para o bem-estar da pessoa e, até mesmo, para uma execução eficaz dos serviços”, declarou Brites.
A iniciativa “Estamos em Obras Trabalhando a Família” faz parte de uma parceria da Secretaria de Obras e Infraestrutura com o Grupo Mulheres do Brasil, que atua voluntariamente com o objetivo de ampliar a inclusão social entre homens, mulheres e crianças, visando o fortalecimento familiar. “Esse é o primeiro canteiro de obras públicas que visitamos. Queremos criar multiplicadores dessa mensagem e impactar positivamente na harmonia do lar do cidadão brasiliense”, explicou Tatiane Araújo, uma das coordenadoras da iniciativa.
Além da conversa com o psicólogo, o encontro contou com depoimentos de mulheres voluntárias e dos próprios funcionários da obra. “Eu era agressivo e bebia muito. E minha esposa sempre calma e muito espirituosa na hora de falar e se manifestar comigo. Amor é se livrar de todas as amarras e se dispor a amar alguém. Hoje, um abraço dela deixa o meu dia mais suave”, relatou Alírio de Carvalho, funcionário da empresa contratada para executar as obras no viaduto.
A ideia da secretaria com a iniciativa é avançar na parceria e realizar encontros em outros canteiros de obras públicas. “O resultado foi muito positivo. Este tipo de reflexão é essencial para todos e impacta em toda a sociedade, afinal estamos falando de família”, analisou Luciano Carvalho, secretário-adjunto de obras do GDF.