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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/06/24 às 17h21 - Atualizado em 27/06/24 às 17h22

GDF conclui concretagem da laje de fundo do segundo viaduto da Epig

As obras de construção do corredor BRT (Bus Rapid Transit) no trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) estão em ritmo acelerado. Por trás dos tapumes situados há alguns metros da passarela de pedestres da Octogonal, um novo viaduto está em construção para melhorar a mobilidade e o trânsito na região. Nesta segunda-feira (24), 40 caminhões betoneira despejaram 400 metros cúbicos de concreto na laje de fundo da estrutura. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) no projeto é de R$ 156 milhões, com a geração de 250 empregos diretos e indiretos.
Esta etapa da obra prevê a construção de dois novos viadutos. Um deles, localizado sobre a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), já está concluído. O outro, em construção, deve ser finalizado até o fim de julho.
“Esses viadutos vão receber o fluxo de quem vem da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em direção ao Setor Policial Sul e ao Eixo Monumental”, explica Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura.
De acordo com o projeto, os ônibus BRT que se deslocam em direção ao Setor Policial Sul deverão passar por baixo do novo viaduto. Os ônibus que seguem no sentido Eixo Monumental deverão passar por cima da estrutura, assim como os veículos leves, como carros e motos.
“O objetivo desta obra é acabar com os semáforos existentes na Epig e dar mais fluidez ao trânsito, especialmente para os usuários do transporte público coletivo. Nossa previsão é de que o tempo de deslocamento do Sol Nascente para o Terminal Asa Sul seja reduzido em pelo menos 30 minutos”, ressalta Casimiro.
Corredor Eixo Oeste
Com 38,7 km de extensão, o Corredor Eixo Oeste prevê a construção de faixas exclusivas de ônibus BRT nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. No caso da Epig, por questões de logística e segurança, as obras foram divididas em seis etapas.