Somente no primeiro semestre deste ano, antes da Copa das Confederações, o GDF vai investir R$ 140 milhões na melhoria da malha viária do DF. A determinação do governador Agnelo Queiroz e do governador em exercício, Tadeu Filippelli, é para que todas as principais vias sejam totalmente restauradas. Os investimentos estão previstos no programa Asfalto Novo, lançado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Obras e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), durante audiência pública realizada em cumprimento ao artigo 39 da Lei 8.666/93. Participaram da audiência o secretário de Obras, David de Matos, o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, além de diretores, gestores, empresários, lideranças comunitárias, representantes das Administrações Regionais e populares.
A licitação vai permitir a contratação de empresas que vão restaurar as vias W4, W5, L2 Sul, Eixo Monumental e toda a pista do contorno do Parque da Cidade, entre outras. Mas o trabalho não vai se restringir à região central de Brasília. As principais avenidas de todas as regiões administrativas do DF também serão recuperadas. “O serviço de fresagem e de recuperação da capa asfáltica vai deixar as vias em perfeitas condições de trafegabilidade e evitar o surgimento de trincas e buracos, que costumam aparecer com a chegada das chuvas”, explicou o secretário de Obras, David de Matos.
Com isso, o governo vai diminuir os recorrentes gastos com as operações tapa-buracos, uma vez que o recapeamento proporciona recuperação ampla da pista, incluindo a base do pavimento, a exemplo do que já ocorre nos Eixinhos, W3, L4 Sul, Estrada Parque Guará (EPGU) e Via Elmo Serejo, que corta Taguatinga e Ceilândia.
Ainda de acordo com o secretário David de Matos, as obras nas principais vias do DF deverão ser concluídas até a Copa das Confederações. “Todas as obras serão devidamente sinalizadas e realizadas em período noturno, para evitar os transtornos ao trânsito. Além disso, os prazos serão rigorosamente observados e as multas serão elevadas, para evitarmos o descumprimento das exigências contratuais”, adiantou o secretário, ao acrescentar que em 10 dias o edital deverá ser publicado no Diário Oficial do DF.
Pesquisa de campo e planejamento – Segundo a Gerência de Pavimentos Urbanos (GPU), coordenada pela Diretoria de Urbanização da Novacap, foram realizados, ao longo dos últimos dois anos, mais de 81 mil inventários baseados em pesquisa de campo em todas as vias urbanas das 30 Regiões Administrativas do Distrito Federal. A cidade de Brasília (RA I) foi dividida em 14 lotes para facilitar o planejamento e a execução das obras, que poderão variar de simples operações corretivas até a completa reconstrução do asfalto com a colocação de microrrevestimentos, a depender das condições de cada pavimento. O encontro foi realizado no auditório do Departamento de Recursos Humanos da Novacap.