A Secretaria de Obras/Novacap lançaram hoje (05/09) a concorrência visando à construção do túnel no centro de Taguatinga. A primeira etapa desse processo é a pré-qualificação, quando são definidas, por critérios técnicos e de aptidão, as empresas que preenchem os requisitos necessários para participar da segunda fase do processo licitatório.
De acordo com o secretário de Obras David de Matos, o objetivo de construir o túnel na região, visa atender a grande concentração populacional existente em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, dando maior fluidez ao trânsito e acabando com os constantes engarrafamentos que prejudicam os motoristas que trafegam pelo local.
“Num dia normal, transitam pelo Centro de Taguatinga cerca de 60 mil veículos, sendo que desses, 60% estão apenas de passagem. Por isso a importância do túnel, permitindo que esses carros não interfiram no trânsito da cidade”, ressalta o secretário.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, mergulharão pelo túnel e já sairão na EPTG. Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão por ele até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdú.
Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do Centro de Taguatinga. Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte.
O túnel que terá 830 metros de extensão está orçado em aproximadamente R$ 260 milhões e os recursos para sua execução são provenientes do PAC Mobilidade Grandes Cidades. A apresentação dos documentos exigidos na pré-qualificação ocorrerá na sede da Novacap no dia 10/10, às 9h.
Na etapa seguinte, as empresas habilitadas apresentarão suas propostas de preço para a execução da obra. Outras informações sobre o edital podem ser obtidas no site www.novacap.df.gov.br.
O túnel no Centro de Taguatinga faz parte do Corredor Eixo-Oeste que terá 38,7 km de extensão e ligará Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo-Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.
Estão previstos ainda a construção de viadutos e o alargamento de pistas com a criação de faixas exclusivas de ônibus em vias importantes (Hélio Prates, Comercial Norte, Samdú, Estrada Parque Indústrias Gráficas e Estrada Setor Policial Militar).
ASCOM – Secretaria de Obras