Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/04/22 às 14h28 - Atualizado em 13/10/22 às 15h56

Novas lagoas de detenção vão reforçar o sistema de drenagem do Setor Habitacional Bernardo Sayão

O Governo do Distrito Federal contratou, nesta semana, a empresa TVA Construção, responsável pela construção do reservatório de detenção 10 e adequação dos projetos e execução do reservatório de detenção 11. Serão investidos R$5,6 milhões para a construção desse importante reforço no sistema de drenagem que atende ao Setor Habitacional Bernardo Sayão e às quadras 44, 46, 48, 50, 52, 54, 56 e 58 do Guará. Com a contratação desta obra, a Secretaria de Obras estima que sejam gerados cerca de 150 empregos diretos e indiretos.

 

“As lagoas de detenção são peças fundamentais para o correto funcionamento do sistema de drenagem da região”, explica o engenheiro Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras. “Esses reservatórios acumulam temporariamente a água das chuvas, captam sedimentos e detritos e auxiliam na recuperação da qualidade das águas que são despejadas nos córregos e rios urbanos”, acrescenta.

 

De acordo com o subsecretário, a construção desses novos reservatórios de detenção tem como objetivo a melhoria do sistema de drenagem já existente e conexão com a expansão futura na região administrativa do Guará. Os dispositivos ainda compõem as obras de regularização e parcelamento do Setor Habitacional Bernardo Sayão.

 

“Essas lagoas de detenção serão alimentadas pelo escoamento de redes existentes e foram concebidas com o objetivo de drenar e reduzir tanto os picos de cheias quanto a carga de poluentes e sedimentos das redes coletoras oriundas do Guará”, detalha Terenzi.

 

RECURSOS

 

Parte dos recursos investidos nas obras da região são oriundos dos cofres da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). “Os recursos arrecadados com a venda de terrenos pela Terracap se transformam em obras e realizações que melhoram a vida em todo o DF, como o investimento em infraestrutura e tecnologia”, destaca Izidio Santos, presidente da empresa.

 

Ele comenta, ainda, que a Terracap tem trabalhado para que muito em breve o Bernardo Sayão seja o próximo Setor Habitacional a entrar em processo de venda direta. A entrega de infraestrutura básica também faz parte deste enorme esforço de regularização fundiária do local.