No último mês, os frequentadores do Parque da Cidade ganharam novas calçadas, que foram executadas conforme as exigências previstas na norma brasileira de acessibilidade (n° 9050:2015). Os novos passeios possuem: superfície regular, largura mínima de 1,2 metro, são firmes, contínuas, sem degraus e contam com piso antiderrapante.
Quem caminha agora pelos passeios do parque desfruta de maior comodidade e acessibilidade. As obras, que foram iniciadas no final de fevereiro, compreendem a construção de 2.046,09 m2 de calçadas em vários pontos do Parque da Cidade, sempre ligando o estacionamento à pista de caminhada.
Além disso, uma passarela para pedestres também foi construída no estacionamento 8, com 15 metros de comprimento e 30 metros de guarda-corpo metálico. O valor total da obra foi de R$ 217.960,53.
“As calçadas ficaram boas esteticamente. É importante que as calçadas tenham esse acesso para ajudar pessoas idosas e com necessidades especiais como os cadeirantes. As calçadas novas foram bem feitas e isso é importante porque quando são mal feitas quebram rápido”, comemorou a servidora pública, de 52 anos, Cássia Aparecida do Prado.
Para Otávio Ferreira, advogado, de 62 anos, “as calçadas ficaram excelentes. É uma ação voltada aos idosos e às pessoas com necessidades especiais. Na minha opinião, essa é uma ação positiva”.
A funcionária pública, de 49 anos, France Barbosa, também celebrou essa ação do Governo de Brasília: “Essas calçadas com acessibilidade, que foram feitas aqui no parque, estão ótimas. Excelente! A pessoa chega de cadeira de rodas e tem acessibilidade.”
CRÉDITO DAS IMAGENS: F. GUALBERTO.