Um novo conjunto de agulhinhas está sendo construído na 115/215 norte. No início do ano a Secretaria de Obras já havia entregado à população 5 conjuntos localizados nas quadras 105/205, 109/209 e 113/213 do Eixão Sul e Norte.
As agulhinhas permitem ao motorista o acesso direto do Eixão ao Eixo W ou L, e vice-versa. “Isso possibilita uma maior fluidez ao trânsito no acesso e na saída do Eixão”, explica o vice-governador Tadeu Filippelli, que também é o coordenador da área de infraestrutura do governo.
Benefícios – Previstos no projeto original do arquiteto Lúcio Costa, as conhecidas agulhinhas são acessos diretos ao Eixo Rodoviário a partir das tesourinhas dos eixinhos, e vice-versa. As novas foram ou estão sendo construídas com base na agulhinha que já existia na 113/213 Norte, onde estudos comprovaram inúmeros benefícios aos motoristas. Entre eles, a redução de 500 metros de percurso para quem trafega dos comércios locais para o Eixo Rodoviário ou para quem faz o trajeto inverso, à redução do tempo de viagem e a minimização dos congestionamentos nas tesourinhas.
“Elas também representam um ganho em economia, qualidade de vida e até mesmo ambiental, uma vez que seu uso implica na redução de emissão de CO2 na atmosfera, ao se abreviar o caminho percorrido pelos veículos”, afirma o secretário de Obras, David de Matos.
Com um custo de aproximadamente R$ 500 mil reais, a previsão é de a nova agulhinha da 115/215 norte esteja em funcionamento em outubro. Até o fim de 2014, novos acessos diretos entre o Eixão e as quadras serão construídos, tanto na Asa Sul quanto na Asa Norte.