Governo do Distrito Federal
21/02/22 às 16h43 - Atualizado em 22/02/22 às 15h17

Novos desvios na EPIG e nas vias de acesso ao Parque da Cidade

Os motoristas que trafegam pela Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), na intersecção com o Parque da Cidade, devem se alertar para os novos desvios que deverão ser adotados por quem circula na região. As mudanças no trânsito, necessárias em função da obra do viaduto da EPIG, entrarão em funcionamento a partir das 21 horas desta quarta-feira (23) até a conclusão da obra.

 

“São alterações necessárias, exaustivamente estudadas para ocasionarem o menor impacto possível aos condutores. Nesse momento inicial, junto com o Detran, nossos fiscais estarão realizando o monitoramento para qualquer alteração na dinâmica das intervenções”, explica o engenheiro Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras.

 

O subsecretário acredita que a adaptação por parte dos motoristas será rápida, uma vez que, atualmente, já trafegam por um desvio provisório, muito similar ao que entrará em funcionamento na próxima quarta.

 

Todos os desvios manterão o atual número de faixas existentes e contarão com sinalização vertical e horizontal para facilitar o deslocamento, além de retornos na via de acesso ao Parque da Cidade, que estavam desativados e voltarão a funcionar.

 

Atualmente, a obra encontra-se no estágio inicial, com 12% dos serviços finalizados, com destaque para a drenagem, cuja execução atingiu a cifra dos 90%.

 

OBRA

 

O viaduto será construído na intersecção da EPIG com o Sudoeste e o Parque da Cidade – local por onde passam, em média, 25 mil veículos por dia. A previsão é de que o investimento seja de R$24,6 milhões.

 

Os trevos na EPIG serão feitos em trincheiras, ou seja, de forma subterrânea. Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos. Seguirá direto para a Avenida das Jaqueiras, passando embaixo da EPIG. A obra também permitirá sair do Sudoeste, na altura da avenida, e pegar a EPIG sentido Plano Piloto — e vice-versa — sem a necessidade de retorno.