Como parte da revitalização do espaço urbanístico do Plano Piloto, o Governo de Brasília iniciou, no final de 2016, as obras de recuperação das calçadas das primeiras Superquadras da capital: 107, 108, 109, 307 e 308 da Asa Sul. Além de servirem como parâmetro para as demais, nestas quadras estão localizados os primeiros edifícios residenciais de Brasília.
Já concluídas, as calçadas das quadras 107, 108 e 109 foram objeto de visita técnica, no último sábado (05). De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, estão sendo recuperados 13,5 quilômetros de calçadas nestas quadras.
Em relação às quadras 307 e 308, atualmente, a empresa contratada está realizando ajustes finais nas calçadas da primeira, com previsão de conclusão na segunda quinzena de maio; enquanto o projeto da quadra 308 está passando por uma readequação em função de se tratar de uma área tombada e ter a necessidade de seguir um padrão existente. A previsão é que os serviços na 308 sul sejam concluídos em agosto de 2018.
As calçadas atendem às novas regras de acessibilidade, com a instalação de pisos táteis junto às rampas que indicam às pessoas com necessidades especiais a aproximação de via rodoviária. O investimento total na revitalização das cinco calçadas é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.