Além dos serviços de pavimentação e drenagem, as empresas contratadas para executarem a obra de infraestrutura do Setor Habitacional Vicente Pires estão focadas na implantação dos meios-fios. Dos mais de 327 km de blocos de concretos previstos no projeto original, cerca de 130 km já foram concluídos e entregues à população local.
“Quem circula por algumas vias de Vicente Pires percebe a evolução da obra, principalmente após a implantação dos meios-fios, que são essenciais nos serviços de urbanização executados no setor”, explicou Sérgio Lemos, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras.
Atualmente, os serviços de colocação de meios-fios está em andamento em locais onde a drenagem e a pavimentação foram concluídas, como é o caso das ruas 3B, 3C, 4, 4A, 4B,6, 8,10, 10A, 10B.
SAIBA MAIS – Apesar de passarem despercebidos, os meios-fios são responsáveis por garantir que as águas das chuvas transcorram corretamente e sigam o fluxo entre as bocas de lobo, redes de drenagem, até chegar às bacias de contenção. Também delimita o espaço entre a pista e a calçada dando acabamento à pavimentação.
Esses blocos de meios-fios são fabricados, em sua maioria, no complexo da Novacap localizada na EPIA Sul. O Programa Mãos Dadas, projeto da Fundação Amparo ao Trabalhador Preso, oferece a mão de obra de internos em regime semiaberto na fabricação e instalação desses blocos de concreto.