Governo do Distrito Federal
22/03/13 às 19h51 - Atualizado em 13/10/22 às 15h35

Secretaria de Obras concluirá viaduto do VLT

A Secretaria de Obras será responsável pela conclusão do viaduto do VLT, localizado entre a Avenida W3 Sul e o Setor Policial. Nesse sentido, assinou nessa semana um contrato com o consórcio Transoeste para o desenvolvimento do projeto executivo.

Isso só foi possível após acordo junto ao Metrô-DF. A medida garante uma maior agilidade na execução do serviço, uma vez que a licitação para execução do VLT, como um todo, é de responsabilidade da empresa. Entretanto, por ser mais complexa, será mais demorada. As obras estão paralisadas desde setembro de 2010.

Já na próxima semana a Secretaria de Obras irá lançar um edital de pré-qualificação, para as empresas interessadas em se habilitar para a execução da obra de conclusão do viaduto. Elas terão prazo de 30 dias para entregarem a documentação exigida. De acordo com o secretário de Obras, David de Matos, a expectativa do GDF é de que o viaduto da W3 Sul possa estar concluído até o Início da Copa de 2014.

Questionamentos judiciais impediram que o atual governo pudesse tomar essa iniciativa anteriormente. Entretanto, resolver o problema do trânsito na região finalizando essa obra inacabada, sempre foi uma das prioridades do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador Tadeu Filippelli.

O custo da obra está estimado em 20 milhões de reais, faz parte da implantação do corredor oeste (ESPM) e será assumido pelo governo do Distrito Federal em contrapartida aos recursos liberados pela presidente Dilma Rousseff para o DF dentro do PAC Mobilidade.