Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 20h48 - Atualizado em 13/10/22 às 15h35

Secretário apresenta andamento de pacote anunciado pelo governo

A Construção Civil do DF ganhou um incentivo a mais para 2013. O pacote de obras anunciado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), em março deste ano, veio com o intuito de injetar no setor a perspectiva de mais trabalho e consequente geração de emprego e renda.

Para esclarecer a situação atual dos recursos investidos no setor, o secretário de Obras do DF, David de Matos, e o secretário-adjunto, Maurício Canovas, participaram nesta terça-feira, 16 de abril, da reunião semanal de diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). Afonso Assad, presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), também esteve presente.

O presidente do Sinduscon-DF, Julio Peres, ressaltou a importância de mostrar para os demais diretores e empresários o cenário atual de obras públicas na cidade. “É a oportunidade de vermos onde o setor conseguiu evoluir. Ao lançar esse pacote de obras, percebemos um novo fôlego para a Construção Civil”, ressaltou. No mês anterior, o GDF anunciou um pacote no valor de R$ 1,9 bilhão em obras públicas para 2013. Isso significa 184 licitações.

Entre elas, estão previstas obras de infraestrutura como ciclovias, praças, creches e esgotamento sanitário, além de restauração de rodovias. Na ocasião, David de Matos apresentou aos empresários a relação atual de obras licitadas, as que estão ainda em processo de licitação e as já contratadas. “Nosso objetivo é prestar contas do que já contratamos depois do lançamento do pacote de obras. As obras que serão licitadas até 30 de abril de 2013 já somam mais de R$ 40 milhões. Temos, também, novos programas que ainda serão apresentados ao Ministério das Cidades”, destacou.

Julio Peres questionou a construção das 112 creches por Regime Diferenciado de Contratações (RDC), enfatizou a qualidade das obras e destacou os entraves na execução de projetos, que podem contribuir para o atraso das obras. Quanto aos sistemas de drenagem, cujas obras também estão previstas no orçamento, o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII/Sinduscon-DF), Paulo Muniz, lembrou o andamento do programa Águas do DF, que foi criado para solucionar problemas recorrentes de inundações, proteção de nascentes e recuperação de erosões.

O secretário esclareceu que muitos dos questionamentos apontados pelo setor devem ser levados em consideração para o bom andamento das obras. “O apoio e a colaboração de entidades como o Sinduscon-DF e da Asbraco faz com que o trabalho progrida. Fazer um acompanhamento das obras, desde o projeto, será um instrumento de gestão eficaz de agora em diante”, ressaltou.

Fonte: www.sinduscondf.org.br

Confira aqui a lista de licitações apresentada pelo secretário de Obras.