Na manhã da última terça-feira, 04 de outubro, o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra, recebeu representantes da Associação dos Moradores das Ocupações Históricas das QE´s 30 e 40 e Inquilinos do Guará (AMOHIGUAR) e de movimentos sociais – acompanhado do Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), de diretores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB), do Administrador do Guará e de representante da Secretaria das Cidades – para dialogar sobre a implementação das Quadras 56 e 58, no Guará.
Neste momento, a Novacap estuda a situação atual das redes de drenagem; a Caesb avalia a disponibilidade de projetos de água e esgoto; e a CEB verifica as redes existentes naquela região para constatar a necessidade de elaboração de novos projetos ou mesmo de ajustes em versões elaboradas anteriormente.
“Os terrenos são regulares, mas ainda não contam com infraestrutura como redes de água, de esgoto e de iluminação pública. Essa é uma demanda do Governador Rollemberg, que cobrou dos órgãos do GDF empenho para que essas quadras finalmente saiam do papel, uma vez que este é um projeto antigo, desde 1996, que havia sido esquecido por gestões anteriores”, afirmou Coimbra.
A Sinesp e os órgãos a ela vinculados – como CEB, CAESB e Novacap – também estão realizando estudos preliminares e fazendo levantamento das licenças ambientais existentes para que possam então ser definidos os prazos para elaboração de projetos, para definição de responsáveis pela licitação, pela execução das obras, bem como de onde virão os recursos para realização da infraestrutura nas referidas quadras.
Teresa Ferreira Dias, líder comunitária e presidente da AMOHIGUAR, comemorou a iniciativa do Governo. “Só tenho a agradecer, pelo empenho e o carinho demonstrado pelo nosso caso. Depois de 20 anos, finalmente, chegou um governo que demonstrou interesse por nós. Esse foi o pontapé inicial para que nosso problema seja solucionado”.