Governo do Distrito Federal
18/08/11 às 12h21 - Atualizado em 13/10/22 às 15h34

SO programa ações pequenas e imediatas

O lançamento de novos acessos do Eixão às comerciais e residenciais e vice-versa, mais conhecidas como agulhinhas; 100 mil m2 de calçadas com acessibilidade em vários pontos do DF; 50 Pontos de Encontro Comunitário (PEC’s) e 100 coberturas de quadras esportivas em escolas. Essas são algumas das pequenas novas ações que a Secretaria de Obras tem para os próximos dias. A urbanização do Setor Noroeste e a consolidação do Parque Burle Marx completam o rol das prioridades para este semestre.

 

De acordo com Oto Silvério Guimarães, secretário de Obras, todas estas obras já contam com recursos. O objetivo, segundo ele, é priorizar ações menores, mas que representam resultado imediato para comunidade. “A população está sendo ouvida e vamos atendendo as demandas que são repassadas pelos administradores”, explica.

As agulhinhas, a exemplo da que existe na 213/214 Norte, permitirá que o motorista saia da quadra comercial das Asas Sul e Norte e entre diretamente no Eixão, sem ter que passar pelos eixinhos. Por se tratar de um projeto para a área central, o assunto está sendo discutido com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, em princípio, aprovou a ideia. “Isso vai contribuir para redução dos congestionamentos nos eixinhos e também no Eixão”, diz o secretário de Obras.

Atualmente, a Secretaria de Obras aguarda um projeto que está sendo elaborado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que vai apontar, de acordo com a viabilidade técnica, os locais onde poderão ser construídas as agulhinhas.

Os 100 mil m2 de calçadas novas já foram licitados e uma empresa deverá ser contratada no próximo mês para executar o serviço em várias cidades. A novidade também fica por conta da acessibilidade, já que todas elas serão construídas com rampas que facilitarão o acesso dos portadores de necessidades especiais.

Já os Pontos de Encontros Comunitários (PEC’s), que são espaços de lazer com equipamentos de ginástica, já estão sendo entregues em várias regiões desde que foi lançado o pacote de obras pelo governador Agnelo Queiroz. Desde o início do ano, cerca de 40 deles já foram instalados em várias cidades e mais 50 tem previsão de instalação imediata. A intenção é ampliar esse número, alcançando um total de 200 PEC’s até o final deste ano.