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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/02/19 às 13h23 - Atualizado em 13/05/24 às 15h56

Solicitação de obras de urbanização

A Secretaria de Obras e Infraestrutura – SODF tem como competência a elaboração de projetos, execução e fiscalização de obras públicas de infraestrutura, urbanização e edificações de interesse do Distrito Federal, demandadas e consolidadas pelos órgãos do GDF.

 

As seguintes empresas públicas estão vinculadas à SODF, de acordo com o Decreto nº 41.383, de 23 de outubro de 2020. Contudo cabe esclarecer que apesar de vinculadas, as atividades dessas empresas são realizadas de forma independente.

 


Essas empresas são os braços executores da SODF e prestam serviços diretamente ao cidadão. Para informações sobre os serviços prestados pelas empresas acesse os seguintes sites:

 

 

SERVIÇO

 

Obras de urbanização.

 

Destinatário do serviço:

 

O cidadão.

 

FORMAS DE COMUNICAÇÃO FORMA DE ACESSO

 

O cidadão poderá solicitar serviços de obras através dos canais de Ouvidoria (veja em serviço de Ouvidoria).

 

E MECANISMO DE CONSULTAS DOS INTERESSADOS SOBRE A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

 

O cidadão poderá acompanhar as suas demandas sobre os serviços de obras através dos canais de Ouvidoria (veja em serviço de Ouvidoria).

 

O cidadão também poderá saber as obras sob a responsabilidade da Secretaria de Obras  e Infraestrutura, que se encontram em execução na sua Região.

Clicando aqui:

 

 

Ou copie o link:

https://www.infobras.sinesp.df.gov.br/appObras/index.xhtml

 

Responsável pela prestação do serviço e sua fiscalização: 

 

A Secretaria de Obras é responsável pela execução e fiscalização das obras sob sua contratação.

 

MODO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

 

Os pedidos de obras de urbanização feitos pelo cidadão, serão acatados pelos órgãos responsáveis por qualificar o pedido conforme os requisitos necessários (veja em: Requisitos para os órgãos solicitantes). As Administrações Regionais são responsáveis por qualificar os pedidos de obras de urbanização das Regiões Administrativas de referência. As Administrações Regionais vistoriam, qualificam conforme os requisitos necessários, e formalizam o pedido junto à Secretaria de Governo. A Secretaria de Governo consolida as demandas por tipo de serviço e encaminha os pedidos à Secretaria de Obras e Infraestrutura – SODF, com o atendimento dos requisitos necessários.  A Secretaria de Obras e Infraestrutura – SODF elabora o orçamento do serviço, especifica a contratação, e solicita recurso para a Secretaria de Governo, e havendo disponibilidade orçamentária e condições técnicas, encaminha para a NOVACAP para execução ou contratação da obra.

 

ETAPAS PARA PROCESSAMENTO DO SERVIÇO

 

 

 

 

REQUISITOS PARA OS ÓRGÃOS SOLICITANTES

 

Os pedidos de obras de urbanização feitos pelo cidadão poderão ser encaminhados pelos órgãos que acataram o pedido, respeitando os seguintes requisitos:

 

  • Necessidade e interesse dos serviços.
  • Croqui com a localização.
  • Estimativa de valor.
  • Recursos financeiros disponíveis, ou indicação da fonte de recursos.
  • Destinação da área, com parecer favorável.
  • Informação de demandas similares (consolidação das demandas por tipo de serviço).
  • Interferências (Instalações de utilidades públicas ou privadas de infraestrutura urbana, aéreas, superficiais ou subterrâneas, que possam vir a interferir ou sofrer interferência direta ou indireta na prestação dos serviços): verificação junto aos órgãos envolvidos CEB, CAESB, TERRACAP, NOVACAP, Neoenergia e Telefonias.

 

CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO À DEMANDA 

 

Verificação da possibilidade de atendimento das demandas por meio de análises técnicas tais como:

 

  • Viabilidade Ambiental – Licenças, Autorizações, emitidas pelo IBRAM;
  • Viabilidade Urbanística – Atendimento ás legislações urbanísticas vigentes, LUOS, PDOT, etc, emitidas pela SEDUH;
  • Viabilidade Técnica de Implantação, por meio de estudos técnicos pertinentes – Levantamento topográfico cadastral, geotecnia, hidrologia;
  • Viabilidade Orçamentária – Existência de Emendas Parlamentares destinadas, financiamentos e/ou recursos diversos.

 

CUSTO DO SERVIÇO 

 

Não há custos para a solicitação do cidadão, mas para realização dos serviços de obras é necessária disponibilidade de recursos no orçamento.

 

PRAZO DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO

 

O prazo de execução é de acordo com a especificidade e cronograma de cada obra.

 

PRIORIDADES DE ATENDIMENTO

 

As demandas recebidas na Secretaria de Obras já foram tratadas previamente pela Secretaria de Governo e Administrações Regionais.

As prioridades se dão com o plano de contratações anual e disponibilidade financeira, atualmente regidos pela Lei nº 14.133/2021, de 1º de abril de 2021.

 

PREVISÃO DE HORÁRIOS DE ATENDIMENTO E TEMPO DE ESPERA

 

As demandas recebidas na Secretaria de Obras já foram tratadas previamente pela Secretaria de Governo e Administrações Regionais. Portanto, considerando a natureza do serviço desta Secretaria, esse item não se aplica.

 

ETAPAS PARA PROCESSAMENTO DO SERVIÇO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O cidadão poderá consultar sobre os serviços prestados pela Administração Regional da sua cidade, ou por outros órgãos, acessando o Portal do Governo do Distrito Federal: