17/09/2025 às 00h04 - Atualizado em 17/09/2025 às 00h07

ADMINISTRAÇÃO, SLU E DF LEGAL FAZEM AÇÃO CONJUNTA

COMPARTILHAR

Eduardo Monteiro - Ascom Administração Regional do Sol Nascente

Na manhã desta terça-feira (16), foi realizada mais uma operação conjunta entre a Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol, SLU e DF Legal, com o objetivo de intensificar as ações de conscientização da comunidade sobre o descarte correto de lixo.

A atividade ocorreu ao longo de toda a Avenida Trem Bão, com as equipes realizando um trabalho de porta em porta, informando sobre a destinação correta de inservíveis e entulho, dias e horários de coleta, locais adequados para o descarte e outras orientações.

O administrador da cidade, Cláudio Ferreira, ressaltou, em sua fala antes da partida das equipes, a importância de tornar ações similares rotineiras: “O GDF está entregando um conjunto de obras e intervenções que estão deixando nossa RA cada vez mais bonita e desenvolvida; agora, a população também precisa fazer a sua parte”.

A líder de turma de mobilização da empresa Sustentare, terceirizada do SLU, Aline Lobo, destacou a importância de se colocar o lixo no máximo duas horas antes da passagem do caminhão de coleta, evitando, assim, o acúmulo de lixo e sujeira: “Os veículos do SLU passam regularmente e os servidores realizam a coleta de porta em porta. É importante que os cidadãos estejam bem informados para poder colaborar; existe o site do SLU, temos o número 162 e ainda o aplicativo Cidade Limpa”.

Perguntada sobre qual o principal problema detectado na ação de hoje, Aline foi enfática: “O que a gente tem percebido é que, mesmo depois de toda essa organização e a reforma que está tendo na região, alguns comerciantes e moradores ainda descartam seus lixos no canteiro central, o que é totalmente irregular e sujeito a multa”.

Nunca é demais lembrar que o lixo produzido deve ser deixado nos dias e horários corretos na porta de cada residência ou de cada loja comercial. Os comércios maiores, por sua vez, devem utilizar seus próprios contêineres.

A auditora fiscal do DF Legal, Marilda Souza, coordenadora da equipe destacada para essa atividade, falou sobre o papel do órgão: “Estamos aqui para colaborar com a administração nessa campanha, verificando, orientando os comerciantes e moradores e, caso seja necessário, notificando ou até, em último caso, autuando”.

Compartilhando do princípio de que a educação é o melhor caminho para promover a mudança de hábitos inadequados, o engenheiro e comerciante Adriano Silva foi enfático: “O ser humano, com certeza, tem que aprender, tem que ver que o trabalho está sendo feito para o bem-estar de todos”.