04/04/2025 às 18h01 - Atualizado em 07/04/2025 às 12h34

Secretário de Obras recebe título de Cidadão Benemérito de Brasília

COMPARTILHAR

O secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Valter Casimiro, foi agraciado nesta sexta-feira (4) com o título de Cidadão Benemérito de Brasília. A cerimônia, proposta pela deputada distrital Jaqueline Silva, ocorreu no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O dispositivo de honra foi composto pelo Desembargador do TRT da 10 Região, João Luís Rocha Sampaio; juiz convocado do TJDFT, Jansen Fialho de Almeida; diretor executivo do DNIT, Carlos Antônio Rocha de Barros; deputado distrital Joaquim Roriz neto; e o conselheiro do TCDF, André Clemente.

Em sua fala, além do reconhecimento ao trabalho prestado à população de Brasília, Valter falou sobre sua história, trajetória de vida até chegar ao posto de secretário de Obras. Toda a cerimônia foi acompanhada por familiares, amigos e servidores públicos, que fizeram questão de privilegiá-lo.

“Hoje gostaria de agradecer a todos aqueles que passaram por minha vida pessoal e profissional e que me auxiliaram a chegar até aqui. Sempre digo que ninguém caminha sozinho e é graças a vocês que hoje recebo essa honraria”, disse emocionado.

“Quero dizer que me sinto honrado em ter sido reconduzido ao governo para tocar a secretaria de Obras. Estou muito satisfeito com o trabalho e empenho de cada um dos nossos servidores. Se hoje Brasília é um canteiro de obras, isso se deve a cada tijolinho colocado por vocês, seja na elaboração dos projetos, nas licitações e na fiscalização. Muito obrigado!”, acrescentou.

A deputada Jaqueline Silva felicitou Valter pela trajetória vencedora que o levou a merecer a honraria. “Hoje essa casa está fazendo o que precisa ser feito, que é reconhecer o talento e o trabalho de pessoas como o senhor. Essa honraria é concedida a pessoas como você, que fizeram história pelo Distrito Federal”, disse.

Em nome dos servidores da Secretaria de Obras, a secretária executiva da pasta Meire Mota destacou a seriedade do trabalhado desempenhado por ele em benefício da população do Distrito Federal. “Desde jovem ele já se destacava como grande gestor e, hoje, estamos juntos trabalhando para levar dignidade e qualidade de vida para a população”.

Breve histórico

Valter Casimiro carrega no peito o orgulho de quem nunca abandonou suas raízes. Ainda menino, com apenas 10 anos, vendia mandioca na feira, colhida por ele mesmo na pequena chácara da família. Era lá que ajudava os pais a plantar e colher, em meio à terra vermelha do cerrado. Foi assim, desde cedo, que aprendeu o valor do trabalho e da responsabilidade.

Filho de Brasília, criado em Sobradinho, logo depois passou a vender jornais pelas ruas da cidade para conquistar sua própria independência. Mais do que o dinheirinho para sair no fim de semana, ali nascia uma relação profunda com a cidade e com seu povo.

Com o tempo, foi chamado para trabalhar em lojas da região, onde aprendeu sobre atendimento ao público, convivência com diferentes perfis e o valor do compromisso com o outro. Cada função assumida representava mais do que um salário no fim do mês: eram oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal para um jovem determinado a vencer na vida.

Determinado a ir além, ingressou no curso de Ciências Contábeis na UDF. Durante o dia trabalhava, à noite estudava. Com disciplina e foco, começou a traçar um caminho sólido na área técnica. Pouco tempo depois, passou no concurso para o INSS, onde deu início à sua carreira no serviço público em 1994. Foi nesse ambiente que descobriu sua vocação para a administração pública. Atuou com projetos financiados por bancos internacionais, como o Banco Mundial e o BID, e se tornou referência na área de gestão de recursos externos.

Em 2006 assumiu o cargo de contador do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde ocupou posições de destaque até chegar à função de Diretor da área Aquaviária, responsável por hidrovias e portos em todo o país. Foi lá que liderou a construção de quase 50 portos no Amazonas, transformando a realidade de comunidades ribeirinhas que antes desembarcavam em tábuas precárias apoiadas no barranco. “Obra aquaviária é uma obra social. O que a gente fazia era dar dignidade para um povo que já sofria demais”, relembra.

Sua competência técnica, aliada à habilidade de articulação e tomada de decisão, o levou ao posto máximo do DNIT: Diretor-Geral. E, em seguida, ao cargo de Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, onde teve a oportunidade de atuar nacionalmente em uma das áreas mais estratégicas do país.

Foi nesse período que conheceu Ibaneis Rocha, ainda antes de assumir o governo do Distrito Federal. Ibaneis ficou impressionado com o comprometimento de Valter com Brasília e, pouco tempo depois, o convidou para fazer parte de sua equipe no GDF. Para Valter, foi mais do que um convite: foi a chance de devolver à cidade onde nasceu um pouco de tudo o que ela lhe deu.

À frente da Secretaria de Mobilidade, trabalhou para melhorar o transporte público, renovar a frota de ônibus e implantar corredores exclusivos. Mais uma vez, atuou com foco na população, especialmente nas pessoas que dependem do transporte coletivo para ir ao trabalho e à escola todos os dias. Em seguida, assumiu a Secretaria de Obras e Infraestrutura, onde tem conduzido um dos maiores programas de urbanização do Distrito Federal.

Sua prioridade é clara: levar dignidade às regiões que mais precisam. Em cada obra de pavimentação, drenagem, iluminação, água e esgoto, há o olhar atento de quem conhece de perto a realidade da população. “Não tem preço ver a mudança no rosto das pessoas. O pai que não precisa mais ver o filho pisar na lama ou no pó. É isso que a gente busca: justiça social com obras concretas”, afirma.

Entre os projetos mais marcantes, Valter destaca a urbanização de regiões como Sol Nascente/Pôr do Sol, 26 de Setembro, Itapoã e Paranoá, onde ruas antes intransitáveis foram pavimentadas, sistemas de drenagem implantados, e comunidades inteiras passaram a ter acesso à infraestrutura básica. Também acompanha de perto grandes obras de mobilidade, como o corredor BRT Oeste, que vai ligar o Sol Nascente à região central de Brasília, passando pela EPIG e pela Hélio Prates, encurtando o tempo de deslocamento de milhares de trabalhadores.

Casado e pai de cinco filhos, Valter é apaixonado pela família — sua maior inspiração. E é com esse mesmo amor e dedicação que cuida de Brasília. Para ele, obra pública é mais do que concreto: é cuidado, é respeito, é transformação real na vida das pessoas.

Sua história inspira. Do menino da banca de jornal ao gestor das grandes obras, Valter Casimiro mostra que com trabalho, coragem e compromisso com o próximo, é possível transformar vidas — inclusive a própria.